terça-feira, 19 de junho de 2012

Estratégias para usar Filmes em Sala de Aula


Em face do atual ponto das tecnologias, facilidades apresentadas pelas TIC's, como o sistema audiovisual, são muito úteis e necessárias para a aprendizagem. Embora o termo ainda seja recente, na realidade escolar encontramos equipamentos e recursos como mapas, globos, cartazes e murais que substituíam a tecnologia anos atrás. Logo, um ambiente de aprendizagem sem recursos audiovisuais é inadmissível.
Segundo Bruzzo (1999), alguns pontos devem ser pensados acerca dos recursos audiovisuais: filmes, programas televisivos e videogame ocupam grande tempo dos alunos quando os mesmos não estão na escola, passando mais tempo nestas atividades do que se dedicando aos estudos. Por estes meios, eles também se informam e constituem suas idéias de mundo de acordo com aquilo que visualizam. Ora, se os alunos se encontram inseridos com tamanha intensidade neste meio, porque não inseri-lo em sala de aula? Assim, os professores podem, e devem utilizar estes recursos como apoio para suas aulas, relacionando tais filmes com o cotidiano do alunado.
Os filmes podem ser usados com diversas finalidades:
sensibilização, para introduzir um novo assunto, despertar a curiosidade e a motivação do assunto; ilustração, onde irá ajudar a mostrar em sala de aula aquilo que esta sendo falado; simulação, algo para ilustrar possíveis experimentos químicos que poderiam ser perigosos, ou que utilizariam de diversos recursos; conteúdo de ensino, mostrando determinado assunto, seja de forma direta ou indireta. Isto é, o uso de filmes e vídeos didáticos irá informar sobre um assunto específico orientando a interpretação, mostrando um tema, permitindo abordagens múltiplas e interdisciplinares. Atualmente, deve-se ver e entender tal intervenção como uma nova forma de comunicação, que serve para uma avaliação/reflexão, tanto do aluno como do professor, servindo de espelho para a análise de todos, bem como dos papéis de cada um, acompanhando comportamento e participação.
Em outras palavras, com outros termos, a utilização de vídeos em sala de aula auxilia o aluno na visualização dos conteúdos, no diálogo, na interação e participação nas aulas. As imagens são capazes de tocar o aluno de forma que este tenha suas próprias conclusões a respeito do assunto estudado, despertando a curiosidade e a motivação dos/nos mesmos. Ou seja, o uso de filmes possibilita uma aula mais dinâmica e atrativa bem como auxilia na aprendizagem dos alunos.
Seu uso nas escolas é importante, já que se facilita, cria um amplo banco de funções: motivar, informar, visualizar e promover a compreensão dos mais variados assuntos... o visual e a mídia desempenham papéis importantes na vida social, política e econômica. Eles não podem ser ignorados.” (LOIZOS, 2002, p.108). A mídia tem influenciado as mais diversas áreas, através das suas representações e significações que estão atingindo diretamente o cotidiano das pessoas. Logo, é imprescindível usar este meio, pois o mesmo atrai todas as classe e níveis de alunos para a sala de aula. Outrossim, através de filmes é possível que o professor trabalhe assuntos/projetos dos mais variados, tais como saúde, esporte, cultura, educação, defesa civil, segurança pública, mercado de trabalho, etc., e fazer outros vídeos para a divulgação de tais projetos para a sociedade.
De acordo com Mandarino “quando analisamos um produto audiovisual, precisamos ter em mente o que pretendemos com o seu uso em sala de aula, quais são nossos objetivos e até que ponto um vídeo ou filme consegue atendê-lo, apesar de peculiaridades ou imperfeições que podemos superar com um bom planejamento de utilização.” Como já citado, este planejamento deve contar com analogias sobre outros dados, outros assuntos que já foram, ou que serão, abordados em sala de aula, devem motivar os alunos em relação a um conteúdo já visto, ou o instigar para a próxima etapa do estudo. Deve contar também com uma complementação baseada em conceitos científicos que visem uma aproximação do aluno, além de proporcionar ao mesmo uma visão crítica do mundo, bem como das diversas formas de conhecimento.
A importância em utilizar os recursos didáticos como os vídeos e as imagens é comprovada quando nesta estratégia os alunos, e também os professores, percebem que tal recurso torna a aula mais lúdica, atrativa e instigante, contribuindo para o aumento da participação dos alunos. O uso de filmes permite que o aluno compreenda o conteúdo por outro meio, ou seja, que além das explicações ele também tenha, também faça uma melhor leitura do conteúdo. Mas é necessário ressaltar que este entendimento do aluno pode a ser influenciado pelo seu meio social, econômico e religioso. Assim sendo, é preciso selecionar com muito cuidado e atenção o material, para que este não apresente idéias distorcidas e diferentes do apresentado pelo professor.
Cabe ainda ressaltar que a utilização de filmes ajuda a chamar a atenção dos alunos por trazer imagens, animações e músicas, aproximando a aula da realidade que os alunos convivem. Já no lado do professor, o uso de vídeos tende a ajudar, pois são, geralmente, mais claros naquilo que os mesmos tentam passar para os alunos.
É obvio que não se deve usar filmes como uma maneira de “não dar aula”, como um substituto ao professor. Afinal, muito embora os alunos fiquem entusiasmados em participar e prestar mais atenção, é o professor quem deve ajudar a dar uma visão ampla sobre o assunto, discutindo, debatendo, com os alunos após a visualização dos filmes. Assim, é preciso que o professor esteja atento aos limites do uso destes recursos, pois para se trabalhar com os vídeos se faz necessário o uso de roteiros para que a atenção dos alunos não se perca e nem que seja usado como “vídeo tapa-buraco”, “vídeo enrolação”, “vídeo deslumbramento”, “vídeo perfeição”, ou ainda só vídeo.

Um comentário: